Princípios

A privatização da água avança de forma rápida e camuflada. Município após município, vão-se vendendo aos interesses privados, sem levar em linha de conta o essencial dos seus mandatos políticos: o bem estar social.



A privatização da água revelou-se uma medida desastrosa em todos os países e municípios onde foi implementada. Desde os violentos exemplos dos países latino-americanos, aos recentes e democráticos exemplos europeus de Itália, Holanda e Paris, a privatização da água tem sido recusada de forma veemente e sistemática pelas populações que a medida atinge.

Tornou-se claro e irrefutável, que com a privatização da água o serviço prestado encarece rapidamente, chegando a ser 200% mais caro que anteriormente, ao passo que a médio prazo a qualidade do mesmo se degrada. Em suma, vai-se pagar muito mais, por um serviço muito pior.

A água é um bem Universal, essencial à vida, e não pode estar à mercê de interesses privados, por sua própria natureza, especulativos. A água deve ser pública, foi a conclusão do FAME - "É preciso excluir a água das regras do mercado e exigir um estatuto mundial da água". Esta foi a principal princípio estabelecido no II Fórum Alternativo Mundial da Água (FAME), em Genebra.

Por tudo isto, é importante que tenha aparecido a petição Pelo Referendo à Privatização da Água (no site Petição Pública), que tem tido grande adesão. Se esta questão for levada a referendo, o povo português, à semelhança dos seus congéneres europeus, vai dar um categórico NÃO à privatização da água.

Este blogue surge, em Julho de 2011, com 2 objectivos:
1) compilar materiais informativos sobre as águas públicas 
2) lutar contra a privatização da água em Portugal