quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Opinião :: A água, de quem é?

Enquanto o senso comum diz que é de todos, os fatos tendem a contradizê-lo: o aquecimento global e as mudanças climáticas associadas tornaram a água em algo tanto ou mais cobiçado do que o petróleo, e as grandes empresas estão-se a tornar donas deste recurso natural, estranhamente com a ajuda das Nações Unidas, a organização criada para garantir os direitos dos habitantes do planeta. Neste caso, e não só, parece mais inclinada a preservar uns do que outros. Bernard Shaw disse acertadamente que o senso comum é o menos comum dos sensos.


Uma das primeiras medidas tomadas por Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, foi o lançamento do CEO Water Mandate, "uma iniciativa público-privada especial destinada a ajudar as empresas no desenvolvimento, implementação e difusão de políticas e práticas sustentáveis na esfera das águas". Uma meta louvável, os resultados não tanto. Megalópios como Marck & Co. ou Siemens recorrem ao mandato para privatizar um bem público. Como acontece com outros grandes projectos da ONU, FMI, Banco Mundial e bancos regionais de desenvolvimento, em geral, são responsáveis pela sua gestão.
O Banco Mundial acaba de assumir o controle do Fundo Verde da Conferência sobre Mudança Climática, financiado em 100 mil milhões de dólares. É notória a pouca ou nenhuma a transparência do BM no que faz em projetos semelhantes, mas estas iniciativas repetem-se "não só porque os Estados membros mais poderosos da Organização das Nações Unidas os impulsionam", disse Maude Barlow, presidente do Conselho Nacional dos Canadenses (CNC): também porque a ONU é sub-financiada e as suas agências e programas "recorrem ao patrocínio privado para funcionar".  Barlow é o autor, entre outros livros, de Ouro Azul e O Pacto Azul: A Crise Global da Água e a luta pelo direito à água.
A ambientalista canadense sublinhou, no prefácio de um estudo realizado pelo CNC sobre a influência do setor privado nas Nações Unidas, que o planeta está à beira de uma crise de proporções assustadoras em matéria de abastecimento de água (blueplanetproject.net). Ela observa que o FMI "força as nações endividadas a vender bens públicos, incluindo os aquíferos, como condição para a concessão de assistência financeira. Todo o sistema (da ONU) é regido por estas empresas". Que só buscam o lucro, é claro.
O relatório do CNC detalha esse domínio em várias organizações do sistema, mesmo antes de 2007. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) entrou em 2005 numa parceria de negócios com a Volvic, empresa fornecedora de água mineral, e realizou uma campanha pública de grandes proporções na Alemanha com o slogan "um litro por cada 10 litros". A empresa comprometeu-se a contribuir financeiramente para um programa da UNICEF nestes termos: para cada litro de água Volvic vendido num país europeu, a empresa forneceria o necessário para os habitantes do distrito de Amhara, na Etiópia, terem acesso a 10 litros de água potável. A iniciativa foi repetida noutros mercados ocidentais, o que permitiu que o programa fosse estendido para áreas do Níger e Mali.
A Volvic doou meio milhão de dólares de vendas nos EUA e Canadá em 2008-2009, para financiar projetos da Unicef (www.drink1give10.com). Bem, mas deve-se notar que as vendas da seção "água" do grupo francês Danone, ao qual pertence a Volvic, totalizaram aproximadamente 3,7 mil milhões de dólares apenas em 2008 (www.danone.com, 6/24/10). O CNC diz que no estudo que a vinculação explícita da UNICEF com a Volvic em grandes mercados, como a França, Japão, Canadá e EUA, é um valor agregado, e estima que as vendas de produtos engarrafados da Danone "pode muito bem ter ultrapassado a contribuição (correspondente) de 500 mil dólares para a UNICEF".
A Unidade de Inspeção Conjunta das Nações Unidas afirmou num relatório do ano passado que essas parcerias não têm "um sistema de controlo eficaz para medir a implementação efectiva dos princípios (estabelecidos) pelos participantes", o que provocou críticas de vários estados membros da ONU, e o risco de manchar a reputação da organização internacional. No entanto, aumenta a sua participação nestes empreendimentos "especiais".
Um aspecto característico dessas transações, reconhecido pelo Banco Mundial, é que as empresas se recusam a investir nas infra-estruturas necessárias para melhorar o acesso a este recurso: só querem cortar operações para aumentar os seus lucros. Assim, o preço da água aumenta e sua qualidade piora. Na França, considerado o impulsionador mais importante da privatização da água, há marcha-atrás: em junho, a Câmara de Paris recomprou os serviços de água  executados pela Veolia e Suez. Mas a ganância não encontra sempre travão.
Juan Gelman (tradução vermelhos.net)*

Sem comentários:

Enviar um comentário