terça-feira, 26 de julho de 2011

Água: Criadas a AMGAP-Associação de Municípios para a gestão da Água Pública e a empresa Águas Públicas do Alentejo SA.

28-09-2009
Vinte e um (21) municípios alentejanos criaram a AMGAP-Associação de Municípios para a gestão da Água Pública e a empresa Águas Públicas do Alentejo SA, entre a AMGAP e as Águas de Portugal.


Vinte e um municípios do Alentejo criaram a Associação de Municípios para a gestão da Água Pública (AMGAP) e a empresa Águas Públicas do Alentejo SA, com as Águas de Portugal (AdP), que vai gerir o sistema de abastecimento de água em alta e saneamento.
Os autarcas já escolheram os dirigentes da nova associação e da futura empresa, com José Maria Pós-de-Mina (Câmara de Moura-CDU) a assumir a presidência do Conselho Executivo. A Comissão de Gestão da Parceria com a AdP, é liderada pelo ex-presidente da edilidade de Évora, Abílio Fernandes e Jorge Rosa (Mértola-PS). No Conselho de Administração da empresa Águas Públicas do Alentejo SA, José Figueira (Vendas Novas-CDU) e António Camilo (Odemira-PS) serão os representantes das autarquias, enquanto que na Comissão de Vencimentos está Pedro Paredes (C.M.Alcácer do Sal-PS).
Na sexta-feira, após a reunião dos municípios, José Maria Pós-de-Mina, presidente da Câmara Municipal de Moura, e porta-voz da associação, falou dos “passos a seguir” e a importância que “o acordo” tem para as populações.


O Estado e vinte e um municípios do Alentejo vão investir cerca de 227 milhões de euros, entre 2010 e 2015, para melhorar o abastecimento e o saneamento regionais de água, no âmbito de uma parceria pública de 50 anos, que será explorada e gerida pela sociedade anónima constitui, denominada, Águas Públicas do Alentejo SA. Esta empresa será participada em 51 por cento pelas Águas de Portugal, representante do Estado, e 49 por cento, da AMGAP, associação integrada pelas autarquias.

Fonte: Destakes

Sem comentários:

Enviar um comentário