quarta-feira, 20 de julho de 2011

Direitos humanos: ONU reconheceu o acesso à água potável como um direito humano

Acesso à água potável é um direito humano


Lusa 
Quinta feira, 29 de julho de 2010

NOVA IORQUE, 29 JUL (LUSA) - A ASSEMBLEIA GERAL DA ONU RECONHECEU QUARTA FEIRA O ACESSO A UMA ÁGUA DE QUALIDADE E A INSTALAÇÕES SANITÁRIAS COMO UM DIREITO HUMANO.

Nova Iorque, 29 jul (Lusa) - A Assembleia geral da ONU reconheceu quarta feira o acesso a uma água de qualidade e a instalações sanitárias como um direito humano.
Após mais de 15 anos de debates sobre a questão, 122 países votaram a favor de uma resolução de compromisso redigida pela Bolívia que consagra este direito, enquanto 41 outros se abstiveram.
O texto "declara que o direito a uma água potável própria e de qualidade e a instalações sanitárias é um direito do homem, indispensável para o pleno gozo do direito à vida".

Água potável torna-se direito humano

Data de publicação : 30 Julho 2010 - 10:47am
(...) O embaixador da Bolívia nas Nações Unidas, Pablo Sólon, celebrou a aprovação da iniciativa boliviana, destacando que dessa forma se corrige “uma injustiça”. “Isso é evidentemente histórico e a partir de hoje poderemos dizer nas Nações Unidas que a água e o saneamento são direitos humanos”, declarou Sólon à imprensa.
“Era uma injustiça muito grande com os direitos humanos que a educação, o trabalho, a segurança social fossem reconhecidos como direitos humanos, alguns desde 1948, enquanto que a água, essencial para a vida, não o era”, adicionou.
Impensável
De acordo com Roberto Bissio, quando da criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, foram enumerados os direitos que faziam com que as pessoas vivessem livres do medo e da miséria. "Naquela época ninguém imaginaria que a água poderia se tornar escassa".

Sem comentários:

Enviar um comentário