quarta-feira, 20 de julho de 2011

Águas de Portugal

Águas de Portugal (ADP) é um grupo de empresas portuguesas de serviços que presta serviços a mais de sete milhões de Portugueses operando nas três vertentes do Saneamento Básico:
  • abastecimento de água;
  • saneamento de águas residuais;
  • tratamento e valorização de resíduos sólidos.
Fonte: Wikipedia

A Águas de Portugal foi constituída em 1993, ao abrigo do direito comercial privado com acionistas públicos, tendo como prioridade o desenvolvimento dos sistemas multimunicipais de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, no sentido de ultrapassar a fragmentação que caracterizava aqueles setores, condição necessária para a evolução pretendida. À data, registava-se um único caso em que os serviços não se encontravam confinados aos limites administrativos de um determinado concelho: a EPAL, empresa centenária que então fornecia água a cerca de 20 municípios da área da Grande Lisboa e que é hoje uma das unidades de negócio do grupo AdP.

Em 2000, as participações do Estado português na área do ambiente foram integradas no grupo AdP, nomeadamente a Empresa Geral do Fomento (EGF) enquanto sub-holding para o tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos, que se constituiu como uma nova unidade de negócios do grupo. (...)

Recentemente, verificou-se a necessidade de reformular o modelo institucional com base no qual se constituíram os sistemas multimunicipais. Foi assim definido e legalmente aprovado um novo modelo organizativo para os serviços de águas e resíduos, assente na celebração de contratos de parceria entre o Estado e as autarquias locais, modelo esse que foi adoptado para a criação de duas novas empresas em 2009.

O grupo AdP agrega hoje mais de 40 empresas que atuam nos domínios do abastecimento de água, do saneamento de águas residuais, do tratamento e valorização de resíduos, na área das energias renováveis, em serviços partilhados e em mercados internacionais.
http://www.adp.pt/content/index.php?action=detailfo&rec=1757&t=Historia

Sem comentários:

Enviar um comentário