terça-feira, 26 de julho de 2011

Livro: "Ouro Azul" — Como as Grandes Corporações Estão se Apoderando da Água Doce no Planeta

Neste livro, “Ouro azul” de Maude Barlow e Tony Clarke, os autores demonstram como o planeta se aproxima rápida e perigosamente de uma crise mundial pela água, enquanto a fonte de vida por excelência começa a fazer parte de um mercado global e é, cada vez mais, assunto de acesas disputas na arena política internacional.

Gigantes corporativos, investidores privados e governos corruptos já competem pelo controlo dos nossos fornecimentos de água potável que são cada vez mais escassos. De acordo com dados da Unesco, uma pessoa deve ter no mínimo, para a sua sobrevivência, 50 litros de água limpa por dia, mas sabemos que isto nem sempre acontece.


O livro também documenta como os conglomerados capitalistas, indústrias pesadas e fornecedores de água engarrafada, entre os quais dois gigantes dos refrigerantes, estão a apropriar-se das fontes de água potável do globo, engarrafando o líquido, para depois vendê-lo a preços exorbitantes. "Essas práticas devastam os ecossistemas e prejudicam todas as comunidades em redor do mundo", revela Barlow.
Maude Barlow é uma das mais conhecidas oradoras, organizadora e comentadora dos média no Canadá. Ela é diretora nacional do Conselho dos Canadenses e co-fundadora do Blue Planet Project, movimento global de cidadãos para a protecção da água.
Tony Clarke é director do Instituto Polaris do Canadá e dirige o comité sobre corporações para o Fórum Internacional sobre Globalização.

Sem comentários:

Enviar um comentário