quarta-feira, 27 de julho de 2011

Livro: "Guerras por Água" de Vandana Shiva

Com o subtítulo de “Privatização, poluição e lucro”, Vandana Shiva não deixa dúvidas do que vai tratar no terceiro livro publicado pela Radical Livros: a apropriação de um bem comum fundamental para a humanidade por parte de grupos políticos e económicos interessados em transformar um direito do homem em fonte de lucro.
Guerras por água

Neste livro, Vandana Shiva demonstra como algo tão precioso quanto a água, essencial para a sobrevivência da nossa espécie, é um dos principais componentes dos conflitos do Médio-Oriente, conflitos muitas vezes mascarados como sendo apenas de ordem religiosa.
Esse bem, sem o qual a vida humana não é possível, tem vindo a ser privatizado e transformado em fonte de lucro para grandes empresas multinacionais e transnacionais, enquanto os governos pouco fazem para inverter esse quadro no contexto da assim chamada globalização.
Por trás desse movimento estão relacionados todos os mecanismos de apropriação da natureza com o único objetivo de reproduzir continuamente o capital, numa acumulação sem fim e sem sentido. Ao privatizar a natureza e seus recursos naturais, o homem torna-se responsável não apenas pela dizimação de sua própria espécie, mas pela destruição do planeta Terra.
Grandes enchentes, furacões, ciclones, desertificação de terras antes cultiváveis, todos os fenómenos “naturais” inter-relacionados e causados pela exploração da natureza baseada somente no lucro e no desprezo à vida humana.
Guerras por água descreve e analisa o actual estado de privatização da água e a ligação desta com uma agricultura comercial, que desconsidera os métodos tradicionais e auto-sustentáveis praticados à milénios, que são eliminados na ânsia por lucro e nada mais.
Este livro mostra, ainda, que “se as guerras do século XX foram disputas por petróleo, as guerras do século XXI serão travadas por água”.
Para saber mais: releasebiografia da autora, um excerto do livro e a capa em alta resolução.
Não deixe de ler também a excelente entrevista que publicamos aqui no sítio: Monoculturas da mente: uma entrevista com Vandana Shiva.


Sem comentários:

Enviar um comentário